Sumário

Como Funcionam os Certificados de Deposito Bancário(CDB)?

Os Certificados de Depósito Bancário (CDB) são uma opção de investimento bastante segura e acessível para quem deseja aplicar seu dinheiro. Eles são emitidos por bancos e caixas econômicas e funcionam como um empréstimo: o investidor empresta dinheiro ao banco emissor e, em troca, recebe juros regulares. O legal é que esses títulos são garantidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), o que significa que se o banco emissor venha a falir, o investidor tem direito a receber até R$ 250 mil de volta. Isso é um grande trunfo, já que garante a segurança do seu dinheiro.

Outra vantagem dos CDBs é que eles oferecem uma rentabilidade atraente, geralmente superior à renda fixa tradicional, como a poupança, mas menor que ações. A rentabilidade está ligada diretamente à taxa Selic, a taxa básica de juros do país. Isso significa que se a taxa Selic estiver alta, a rentabilidade dos CDBs também será alta, e vice-versa. E o melhor de tudo, quanto mais longo for o prazo do CDB, maior será o rendimento, o que pode ser uma ótima opção para quem quer aproveitar o longo prazo para obter maior retorno.

E ainda, os CDBs são bastante flexíveis e adaptáveis a todos os perfis de investidor. Existem opções com prazos de vencimento que variam de curto (90 dias) a longo prazo (5 anos) e rendimentos indexados a diferentes índices, como o IPCA, por exemplo. Isso garante que haja opções para todos os perfis de investidor, desde aqueles mais conservadores até os mais agressivos.

É importante levar em consideração que os CDBs são tributados pelo Imposto de Renda, com alíquota mais elevada para prazos de vencimento menores e mais baixa para prazos mais longos. Isso pode ser um fator a ser considerado, mas é importante lembrar que essa tributação não desvaloriza o investimento e mesmo com essa tributação, os CDBs continuam sendo uma opção interessante para quem busca rentabilidade e segurança no seu investimento. E lembre-se, é importante sempre considerar se essa é a melhor opção para seu perfil de investidor, e estar sempre atento as suas metas e objetivos.

LEIA TAMBÉM